Simulador de investimentos de renda fixa

Fazer investimentos é algo muito sério e importante. As decisões que você toma hoje irão te impactar no futuro. Isso porque existem diversos tipos de investimentos, com várias regras e nem todos são para você. Por isso criei esse simulador de investimentos de renda fixa!

Com ele você consegue saber com um alto grau de precisão quando valerá seu investimento no futuro.

Um detalhe que quero te passar antes de continuar, este simulador é voltado para investimentos de renda fixa. Se você quer calcular a ação dos juros compostos esse simulador vai te ajudar.

Mas fiz um outro simulador. O simulador de juros compostos, ele é voltado para calcular apenas os juros compostos. Assim, ele é mais direto ao ponto! Então, clique aqui e confira.

Ele não substitui o simulador de investimentos, já que aqui também é calculado os descontos, valor líquido, rentabilidade real, etc… Agora vou te explicar tudo.

A importância do simulador de investimentos de renda fixa

Já pensou investir em uma aplicação por muito tempo e só no momento do resgate descobrir que não era aquilo que você tinha pensado? Já pensou em investir por anos e então perceber que não valeu a pena?

Com o simulador, você consegue saber quanto seu investimento vai valer no momento que for resgatá-lo. Simples assim! Sem surpresas.

Na verdade esse simulador não é um, é vários: é um simulador de Tesouro Direto, simulador de CDB, simulador de LC, simulador de LCI, simulador de LCA, simulador de poupança… Enfim, é um simulador de investimentos da renda fixa completo!

Mas sei também que o simulador pode trazer dúvidas, por isso vou te explicar algumas coisas…

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma aplicação administrada pelo Governo Federal. E é ele quem define as taxas (baseado em alguns critérios) e a data de vencimento.

Assim, o simulador já tem todas essas informações. Ele só te pergunta quanto você quer investir e já calcula quanto terá na data de vencimento do investimento.

Simulador do Tesouro Direto SELIC

Ah, e as taxas são atualizadas diariamente.

CDB, LC, LCI e LCA

Essas aplicações são muito particulares. Cada uma tem as suas regras e parâmetros. Por isso, o simulador te pergunta algumas coisas:

  • Rentabilidade anual: quanto a aplicação rende no ano. Esse valor pode ser uma porcentagem sobre o CDI ou IPCA; ou ainda pode ser um valor fixo prefixado
  • Valor inicial: quanto você vai investir na primeira aplicação
  • Aporte mensal: quanto você pretende investir mensalmente na aplicação
  • Dias de investimento: quantos dias você pretende deixar o dinheiro investido

A informação da rentabilidade você consegue chectaando diretamente na aplicação que está pesquisando. Já as outras informações depende de você.

Simulador do CDB

Com isso o simulador consegue fazer os cálculos para você e te mostrar o valor final previsto da aplicação.

E essa dinâmica funciona tanto para o CDB, como LC, LCI e LCA.

Poupança

O simulador da poupança já tem o valor da rentabilidade, como ela é baseada na taxa SELIC isso já é preenchido para você. Então, basta preencher o seguinte:

  • Valor inicial: quanto você vai investir na primeira aplicação
  • Aporte mensal: quanto você pretende investir mensalmente na aplicação
  • Dias de investimento: quantos dias você pretende deixar o dinheiro investido

E não se esquece que a poupança tem liquidez mensal, ou seja, o valor que a aplicação rendeu no período é disponibilizado apenas uma vez por mês (chamado de aniversário).

Simulador da poupança

Se você sacar o valor qualquer dias antes desse aniversário, perde direito a rentabilidade do período. O simulador leva isso em consideração no momento do cálculo.

Simulação

Depois de você informar os dados da sua aplicação, o simulador de investimentos de renda fixa vai fazer todos os cálculos para você. Veja o resultado da simulação de um CDB de 100% do CDI (que nesse momento está em 1,9%) durante 2 anos:

Simulação de um CDB de 100% do CDI durante 2 anos

A maioria dos investimentos deve recolher algum tipo de imposto, seja imposto de renda, IOF, taxa de custódia ou o que for… Então o simulador de investimentos da renda fixa também já faz esse cálculo para você.

O valor bruto é o valor que a aplicação rendeu no período sem nenhum tipo de desconto. Já o valor líquido é o valor já descontando os impostos e taxas obrigatórias.

É importante destacar que a sua corretora também pode cobrar taxas. Como essa cobrança é particular de cada corretora ela não é considerada aqui. Mas lembre-se: existem corretoras que têm taxa zero, pesquise antes de investir.

O simulador também já calcula para você o valor da rentabilidade líquida total e da rentabilidade líquida anual. Nelas, o valor dos descontos não são considerados para cálculo da rentabilidade.

Além disso, o simulador também já calcula para você a rentabilidade real da sua aplicação. A rentabilidade real é quanto a sua aplicação rendeu em comparação à inflação.

E sim, nesse exemplo ela é negativa. Ou seja, a inflação aumentou mais do que a aplicação e o poder de compra foi perdido. Mas já fiz um artigo onde explico tudo sobre rentabilidade real, dá uma olhada aqui.

As taxas mudam no simulador de investimentos da renda fixa

Diariamente as taxas do simulador são alteradas e elas impactam diretamente sua rentabilidade.

Estamos vivendo uma diminuição muito grande da taxa SELIC nos últimos meses. Então, a rentabilidade dos investimentos de renda fixa também estão caindo.

Preciso que você entenda uma coisa: os investimentos que são pós-fixados (por exemplo, Tesouro Direto SELIC, CDB pós-fixado, poupança…) tem a rentabilidade atualizada toda a vez que a taxa SELIC muda.

Assim, se você fizer uma aplicação dessas hoje e a taxa SELIC cair, o valor que você vai sacar no final será inferior ao que foi simulado aqui. E se ela aumentar, a rentabilidade também será maior.

Por isso, esse simulador tem as taxas atualizadas diariamente: para te trazer a informação mais recente possível.

Infelizmente, não é possível prever essa flutuação. É importante acompanhar os movimentos da economia e sempre voltar aqui para atualizar os cálculos e fazer seus investimentos com consciência!

Agora, volte para a parte de cima da página e simule seus investimentos.