Seus sonhos não vão se realizar sozinhos e, para realizar alguns deles, você precisará de dinheiro. Ao contrário do que pensam algumas pessoas, é possível guardar dinheiro mesmo ganhando pouco.

Você não precisa ter um super salário para se organizar melhor financeiramente.

De fato, saber como guardar dinheiro rápido não é uma tarefa exatamente fácil, principalmente no caso das pessoas que já tem um orçamento apertado.

10 dicas para guardar dinheiro e realizar seus sonhos

No entanto, guardar dinheiro está longe de ser um objetivo impossível de ser alcançado. Neste artigo, vou te mostrar como você também pode começar a guardar dinheiro mais cedo do que imagina.

10 dicas valiosas para guardar dinheiro

Essas dicas para guardar dinheiro que vou te apresentar agora realmente funcionam.

Mas atenção! Para alcançar os seus objetivos financeiros, você vai precisar seguir todas as dicas para guardar dinheiro.

Os métodos para guardar dinheiro existem. O problema é que nem todas as pessoas estão dispostas a colocá-los em prática.

Se você está firme no objetivo de guardar dinheiro, é só conferir a lista de dicas logo abaixo.

1. Comece a guardar dinheiro assim que puder

Você precisa parar de adiar as decisões importantes que podem mudar a sua vida financeira.

Enquanto você nunca sente que é o momento certo, o tempo está passando e as oportunidades estão ficando para trás.

Não importa se você vai começar a guardar dinheiro ganhando pouco. O importante é começar.

Não importa se é 1, 2, 5 ou 10 reais. Guarde! E, a medida que você vai melhorando as suas condições financeiras, guarde mais.

2. Crie um planejamento financeiro para guardar dinheiro

A boa intenção de guardar dinheiro de nada vai valer enquanto você não fizer um planejamento financeiro.

Para saber quais são as suas possibilidades, você precisa anotar as suas finanças.

Escreva no papel (físico ou digital) quais são as suas atuais despesas e quanto dinheiro você consegue guardar a curto e a longo prazo. Anote tudo mesmo.

Para fazer esse planejamento, você pode criar uma planilha no Excel, baixar um aplicativo de planejamento ou usar o bom e velho caderno.

O que é importa é ter um lugar para registrar suas expectativas de ganhos financeiros em um futuro próximo ou distante. Com isso, você vai saber exatamente para onde ir e quais serão seus próximos passos.

3. Tenha uma planilha de gastos

Muitas pessoas torcem o nariz para as planilhas. Acontece que muita gente não sabe mexer com o Excel e pensa que é muito difícil registrar as suas informações financeiras em uma tabela.

Tenha uma planilha de gastos

Apesar de ser um estranhamento comum entre pessoas e planilhas, a sua vida financeira pode mudar quando você aprende a mexer com essa ferramenta. Afinal, uma planilha nada mais é do que um documento onde você pode registrar informações.

Uma planilha não é um bicho de sete cabeças. Muito pelo contrário, em pouco tempo, você já vai conseguir se acostumar a usar as planilhas no seu dia a dia.

A utilidade de uma planilha de gastos está na possibilidade de registrar todas as suas despesas. É a sua chance de saber qual destino você está dando para o seu dinheiro.

Por isso, você precisa anotar todas as suas despesas. Até mesmo as menores, como o cafezinho e o salgadinho da esquina. Aquela passada rápida na padaria, anote também. Nada deve passar despercebido. Registre tudo o que puder.

4. Identifique e analise cada gasto do seu orçamento

Uma vez anotado e registrado tudo aquilo com que você gasta o seu dinheiro, é hora de analisar todas essas informações.

Você realmente tem somente gastos necessários no seu orçamento? Não existe alguma despesa que está tomando um espaço maior do que deveria?

É esse o momento de analisar o direcionamento que o seu dinheiro está tendo.

O momento em que você vai tomar a decisão de cortar ou de diminuir os gastos que não são essenciais. Na maioria dos casos, os gastos desnecessários existem e você nem mesmo se deu conta.

Esse é um tipo de percepção que somente um bom planejamento financeiro consegue trazer à tona.

5. Gaste menos do que ganha para começar a guardar dinheiro

Feito o seu planejamento financeiro, a sua primeira atitude deve ser mudar a forma como você usa o seu dinheiro.

Infelizmente, gastar mais do que se ganha é um hábito comum entre muitos brasileiros.

Gaste menos do que ganha para começar a guardar dinheiro

É importante sempre deixar uma distância numérica entre o dinheiro que você ganha e o total das suas despesas. Algum valor, por menor que seja, precisa sobrar.

Se isso ainda não é possível no momento, vá até o seu planejamento e veja qual despesa você pode cortar para não gastar mais do que ganha.

6. Pague as suas dívidas

É claro que quanto mais dívidas você tiver, mais difícil será para guardar dinheiro. A equação é básica.

Por isso, o seu planejamento financeiro também deve servir para que você tenha consciência das suas dívidas e de quanto tempo vai levar para pagá-las.

Você não precisa quitar todas as dívidas para começar a guardar dinheiro. Afinal, as dívidas nos acompanham durante toda a vida. Mas é preciso aliviar, ao menos, as dívidas que estão apertando o seu orçamento.

Então, monte um plano de pagamento das suas dívidas atuais, e não crie novas grandes dívidas enquanto não conseguir deixar o seu orçamento mais folgado.

Se for preciso, renegocie as suas dívidas para a sua realidade financeira atual. Fale sobre a sua situação para os credores e os deixe tomar conhecimento das suas limitações. Renegociar é a solução para quem não pode pagar todas as dívidas no curto prazo.

Além disso, se livrar das dívidas é uma das maneiras mais efetivas de melhorar o seu score. Com isso, sua vida futura será mais fácil. Quer saber mais? Escrevi este artigo onde explico tudo sobre o que é o score e este outro artigo que dou algumas dicas de como aumentar o seu score.

7. Estabeleça metas para guardar dinheiro

Saber quais são os seus objetivos é muito importante para não se perder da necessidade de guardar dinheiro.

Afinal, se você não sabe onde quer chegar, vai andar, andar, andar e não sair do lugar.

Estabeleça metas para guardar dinheiro

Para criar as suas metas, você precisa responder algumas perguntas:

  • Quanto dinheiro você quer guardar?
  • Você quer saber como guardar dinheiro para casar?
  • Para fazer uma viagem?
  • Para comprar um bem material de alto valor?

São perguntas simples, mas que quando você as responde, tudo fica mais claro na sua cabeça. E também te ajuda a não se perder do seu objetivo. Nesse sentido, as metas também podem te servir como as suas fontes de motivação.

8. Escreva os seus sonhos no papel

Existem sonhos que não precisam de muito dinheiro para serem realizados. Mas alguns sonhos só vão se tornar realidade se você se organizar financeiramente.

Então, escreva os seus sonhos. Deixe-os registrados. De preferência, em um lugar onde você poderá se lembrar deles toda vez que a tentação de uma despesa lhe bater no bolso.

O seu sonho é viajar? Casar? Mudar de casa? Comprar um carro? O que você ainda quer realizar na sua vida? O que você deseja para o seu futuro?

Não importa quais são os seus sonhos. Você precisa manter eles no seu foco. No seu campo de visão mesmo. Para que você nunca se esqueça de por que você decidiu guardar dinheiro.

9. Determine um valor fixo para guardar todos os meses

É fato que uma boa parte dos brasileiros não tem o hábito de guardar dinheiro. E essa é uma realidade cultural que precisa mudar para que tenhamos uma sociedade mais evoluída no sentido financeiro.

E se você quer sair dessa estatística, um dos caminhos é definir um valor fixo para guardar todos os meses. A partir do seu planejamento, você já vai conseguir descobrir um valor exato para guardar em cada mês. O mínimo ideal é 10% do seu salário.

É preciso sair desse princípio de “eu guardo quando der” ou “quando sobrar algum dinheiro, eu guardo”. Esses pensamentos acabam te limitando no objetivo de guardar dinheiro.

Além disso, enquanto você fica dizendo coisas como essas para si mesmo, é como se estivesse arrumando desculpas para não poupar dinheiro. Como se nunca fosse possível. Então, não caia nessa armadilha.

Uma dica valiosa que o bilionário americano Warren Buffett dá é a seguinte:

Primeiro guarde dinheiro, depois gaste o que sobrar

Ele inverteu a lógica que a maioria de nós seguimos. Devemos dar preferência para poupar antes de gastar. Ele é bilionário, então deve saber o que está falando, certo?

10. Procure por uma fonte de renda extra

Uma das maravilhas da organização financeira é criar planos para o seu orçamento evoluir ao longo do tempo. Então não é uma boa ideia passar a vida com a mesma realidade financeira de sempre.

Você precisa explorar novas possibilidades para aumentar os seus ganhos. E uma das melhores formas de fazer isso é garantindo uma fonte de renda extra.

Procure por uma fonte de renda extra

Quem sabe assim, a sua fonte de guardar dinheiro não esteja exatamente em uma nova fonte de renda.

Hoje em dia, as fontes de renda extra são várias e existem muitas possibilidades pelas quais você pode seguir.

Criar um negócio online é um bom exemplo, mas há vários outros. Aqui mesmo, já dei várias dicas:

Ideias e material são coisas que não faltam, né?…

Conclusão

Todos os dias, cada vez mais pessoas estão buscando por novas estratégias para guardar dinheiro. Nem todas essas pessoas seguem em frente no objetivo de guardar dinheiro. E com isso, muitos sonhos ficam pelo meio do caminho, esquecidos e abandonados.

Se a fonte para que possamos realizar os nossos sonhos é o dinheiro, devemos cuidar dele. E precisamos nos organizar para que os recursos financeiros não faltem no futuro. E para que tenhamos a satisfação de realizar os nossos maiores sonhos.

O que você tem feito para que consiga viver os seus sonhos daqui algum tempo?

Aprender como guardar dinheiro é fundamental para fazer com que os seus sonhos saiam desse lugar de expectativa e se tornem enfim realidade. Conquistar uma melhor vida financeira depende das decisões que você toma aqui e agora.

Junte-se ao grupo VIP Informe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos com prioridade
100% livre de spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!