Afinal, marketing digital é pirâmide ou não?

“Marketing digital é pirâmide” foi um dos grandes assuntos do ano, gerando uma série de discussões em relação a trabalho, atuação e mercado. 

Pensando nisso, aqui vou mostrar exatamente o que você precisa saber em relação ao tema bem como quais são os pontos principais de cada um. 

Boa leitura! 

3 passos para vender na internet

Marketing digital é pirâmide? 

Antes de mais nada, é importante ter em mente que a pirâmide financeira surgiu como um modelo de negócio bastante característico. 

O que é pirâmide financeira?

De forma direta, na pirâmide financeira o lucro se dá através do recrutamento constante de pessoas, formando níveis de negócio. 

Como resultado, os recrutadores ganham uma parcela de comissão sobre a venda daqueles que recrutaram, como um tipo de cadeia alimentar. 

Muito criticado por muitos investidores, empresas e pessoas, a pirâmide é um esquema ilegal, já que a lei considera esse formato como ganho ilícito, fraudulento e que pode causar prejuízos para outras pessoas. 

Assim, a Lei 1.521/51 determina que se trata de uma ação que não deveria existir. 

A pirâmide financeira só se mantêm enquanto novos membros entram no negócio e é um esquema insustentável ao longo prazo.

Uma hora ou outra, a entrada de novos membros não é suficiente para manter todo o esquema. Então a pirâmide cai.

Na pirâmide financeira, apenas os primeiros membros que ganham dinheiro. Os que entram depois, pagam muito para entrar e não recebem de volta.

Quando o esquema cai, ninguém recebe mais nada de volta e fica no prejuízo.

Marketing digital

Já o marketing digital, surgiu como uma possibilidade de ganhos através de ações e ferramentas capazes de fortalecer uma marca ou mesmo atrair novos negócios. 

Pensando nisso, não é possível dizer que marketing digital é pirâmide já que não existe a dependência do recrutamento. 

Veja, ao se tornar um marqueteiro, você recebe a comissão pelo trabalho que desenvolve, seja por uma empresa ou mesmo por uma marca ou pessoa. 

O ganho se dá através de esquemas determinados, seja uma compra, visualização, clique, etc.

Logo, independe de novas pessoas começarem a também fazer marketing. 

Por outro lado, existe algumas pessoas que veem dessa maneira devido ao esquema de ganhos, que se dá através das comissões. 

Sendo assim, o que você precisa ter em mente é a questão da atuação e independência. 

Ou seja, você pode começar sem outras pessoas estarem acima de você e sem precisar que outras fiquem abaixo do seu negócio. 

Afinal, marketing digital é pirâmide ou não?

Assim, o marketing vem como uma oportunidade de negócio individual, onde você faz suas escolhas, define como atuará no negócio e encontra meios de acelerar os ganhos. 

Mas atenção…

O marketing digital é muito envolvido com comissões. Por isso as pessoas tendem a confundir e podem falar que o marketing de afiliados é pirâmide.

Existem cursos, treinamentos e outros programas que pagam uma comissão quando um membro indica um novo membro.

Veja, neste caso, você está ganhando dinheiro por ter indicado alguém, porém um produto é oferecido a quem foi indicado (no caso, um curso ou treinamento).

Vou comentar mais para frente, mas uma forma de identificar uma pirâmide é quando não existem produtos ao entrar no esquema (ou são produtos de fachada). No caso do marketing de afiliados, os produtos existem e são reais.

Afinal, vendedores (que recebem comissão) não estão em um esquema de pirâmide, né?!

Diferenças de marketing digital e pirâmide financeira 

Depois de saber que não é verdade a afirmação de que marketing digital é pirâmide, surge a dúvida: quais são as diferenças básicas entre os assuntos? 

Bom, é aqui que essa questão será respondida. 

Investimento inicial

Um dos principais destaques em relação a pirâmide e marketing se refere ao quanto você precisa investir para começar. 

Isso porque, na pirâmide financeira, é comum que os recrutadores peçam um montante inicial para que você faça parte daquele esquema. Como um tipo de bilhete de entrada.

Geralmente, junto com a proposta desse primeiro investimento, vem a promessa do quanto você pode dobrar aquele valor a longo prazo. 

Já em relação ao marketing digital, não existe propriamente um investimento. 

Afinal, você pode começar sem gastar nada, utilizando ferramentas gratuitas, como as redes sociais, aplicativos de mensagens e ferramentas online. 

Assim, você pode investir para ter um site com hospedagem e domínio, uma loja online, freelancers ou mesmo outras ferramentas, mas se trata de uma escolha. 

Sustentação

Sempre que alguém tentar vender a ideia de que você está em uma ação de marketing, onde o sustento depende de recrutamento, é porque alguém provavelmente está tentando lhe passar a perna. 

Em termos simples, o marketing não depende de uma base de sustentação ou recrutamento, diferentemente da pirâmide financeira. 

Ou seja, enquanto a pirâmide depende totalmente dessa sustentação através do recrutamento, o marketing não depende. 

Vale destacar ainda que o marketing funciona através de planejamento e ação, algo que você pode fazer de maneira individual, através do seu conhecimento de mercado e sem terceiros. 

A pirâmide é um esquema insustentável a longo prazo, já que você vai perder dinheiro em algum momento. 

Afinal, vai chegar uma hora que a base não será capaz de garantir que os recrutadores continuem lucrando. 

Em outras palavras, chega um momento que o recrutamento não é capaz de suprir a pirâmide. 

Falta de informação

Uma diferença de marketing digital e pirâmide financeira que leva muitas pessoas a confusão é a falta de conhecimento. 

Diferenças de marketing digital e pirâmide financeira

Isso porque, alguns afirmam que como o marketing depende da venda ou ação, então, seria um esquema de base, começando pelo marqueteiro em direção a marca/empresa. 

Entretanto, para isso, você não depende de outras pessoas e a sua comissão é individual. 

Logo, é uma falta de informação básica sobre funcionamento. 

Vale destacar ainda que existem esquemas de pirâmides dentro do marketing, ainda que seja uma parcela mínima de atuantes. 

Então, é importante não confundir os campos.

Como identificar a pirâmide?

De maneira geral, é possível identificar um esquema de pirâmide em poucos minutos, já que este tem como principal foco o recrutamento. 

Logo, se oferecerem algo a você onde o seu ganho depende de recrutar outras pessoas, é quase certeza de que se trata de pirâmide financeira. 

Outra dica é ficar de olho em empresas que utilizam CNPJ como meio de dizer que se trata de uma empresa séria. 

Nesse caso, veja quando o CNPJ foi emitido e quando o site da empresa foi criado. 

Muitos esquemas de pirâmide pegam CNPJ antigos e criam sites a partir deles. 

Também fique de olho em empresas que oferecem produtos sem serventia ou que não possuem um produto, mesmo oferecendo ganhos para quem participar do esquema. 

Na dúvida, não participe. 

Conclusão

Bom, agora você já sabe que a atuação dentro do marketing digital é bem diferente do esquema de pirâmide financeira. 

Por fim, você ainda tem alguma dúvida em relação a afirmação incorreta de que marketing digital é pirâmide? 

Comenta aqui embaixo ou aproveite e compartilhe a sua experiência com todos, inclusive aproveite para denunciar aos órgãos responsáveis. 

Grande abraço e até o próximo post!

Junte-se ao grupo VIP Informe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos com prioridade
100% livre de spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!