Aprenda a gravar vídeo do celular de forma profissional

Cada vez mais, os vídeos estão em evidência e são um formato em alta em todas as redes sociais. Então é natural que cada vez mais pessoas busquem formas de produzir esse tipo de conteúdo, e sim, você pode gravar vídeo do celular.

É verdade que a indústria audiovisual tem cada vez mais equipamentos e cada vez mais caros. Algumas pessoas acabam achando que só tendo um equipamento profissional é que você vai conseguir produzir conteúdo.

Isso não é verdade, com o seu celular, você pode já iniciar as suas produções. É claro que equipamentos profissionais produzem um conteúdo mais bacana, mas a diferença de qualidade não é tão grande assim (principalmente se considerar a diferença nos valores).

Os celulares já têm uma qualidade de câmera muito alta. E não se engane achando que só os aparelhos atuais de ponta têm essa característica. De alguns anos pra cá, essa qualidade já é notada.

Então aqui, vou te passar algumas dicas de como usar o seu celular para produzir conteúdo, seja para o YouTube, para stories das redes sociais ou para qualquer outro meio.

Antes de começar, já confere aqui outros artigos que escrevi e vão te ajudar a criar esse tipo de conteúdo:

Mas então, vamos lá…

3 passos para vender na internet

Prepare o ambiente para gravar vídeo do celular

Gravar vídeo pode ser complicado e muitos dos equipamentos profissionais têm a vantagem de eliminar de forma automática uma série de problemas. Mas além disso, existem equipamentos (caros) que lidam com problemas específicos.

Apesar da câmera de muitos celulares já fazerem esse tipo de serviço, nem todas fazem da melhor maneira possível. Por isso é importante preparar o ambiente para gravar.

Vou separar aqui uma série de coisas que você pode fazer para melhorar o seu vídeo. E muitas dessas coisas você já tem em casa.

Iluminação

Uma das maiores preocupações dos produtores de vídeo é em relação à iluminação.

Os estúdios profissionais têm uma série de refletores e luzes específicas para a gravação. Essas luzes têm temperatura, brilho e outras condições configuradas especificamente para ficar bom no vídeo.

Mas você não precisa gastar dinheiro e comprar esse material, eles são caros e existem alternativas.

Sabe qual é a melhor luz de todas? A luz do sol!

Sim, é verdade! A luz do sol é a melhor de todas. Então, você pode se programar para gravar durante o dia, próximo de uma janela.

Com a luz do dia entrando no ambiente você já vai ter uma iluminação excelente. Mas atenção, a luz do sol não deve bater diretamente em você, ela deve iluminar o ambiente.

E sempre grave contra a luz, ou seja, você deve estar de frente para a luz. Caso contrário, atrás de você estará muito iluminado e o seu rosto ficará escuro.

Agora, existem soluções baratas também. Você pode usar um abajur com uma boa lâmpada para fazer a iluminação.

Aprenda a gravar vídeo do celular de forma profissional

Além disso, está na moda as chamadas ring lights. É uma luz, em formato circular, que ilumina muito bem. A ideia é ligar a luz e deixar o celular (ou câmera) no centro dela. Assim, seu rosto fica muito bem iluminado.

Você consegue encontrar algumas não muito caras. Principalmente se você não consegue gravar durante o dia, essa é uma boa alternativa.

Fixação e estabilização

Você provavelmente precisará deixar a câmera fixa, principalmente se estiver gravando o seu rosto.

Como tudo, existem soluções profissionais, mas também dá para a gente dar um jeito com algumas coisas de casa mesmo.

Para gravações fixas, a solução é mais fácil. Existem equipamentos que seguram a câmera, são os chamados tripés. Inclusive, se você for atrás da ring light que falei antes, provavelmente virá um apoio junto para o celular.

Os tripés não são muito caros, mas existe uma alternativa interessante: você pode pegar um rolo de papel higiênico (só o rolo de papelão, sem o papel), fazer os cortes e encaixar o celular no rolo.

Dessa forma o celular fica bem fixado e não tem como ninguém saber que é um rolo de papel higiênico segurando o seu celular.

Acho que você já começou a perceber que gravar vídeo do celular é algo possível né? Existem sempre alternativas interessantes.

Aprenda a gravar vídeo do celular de forma profissional

Agora, se você precisa andar com o celular para mostrar algo para o seu público a estabilização é algo que você deve se preocupar.

Basicamente, a estabilização é quando você não deixar a câmera “pular” muito e aquilo que você está filmando não fica saindo do quadro.

Existem equipamentos que fazem isso, mas eles são caros. Então aqui, você pode recorrer para estabilizadores digitais.

Estabilizadores digitais são basicamente programas que tratam o vídeo que você gravou (ou está gravando) e vão ajustando para que o foco do vídeo fique mais ou menos enquadrado do mesmo lugar.

Existem celulares, inclusive, que já têm esse estabilizador digital no seu software. Outros, mais sofisticados, têm estabilizador ótico.

De qualquer forma, vale a atenção quando você estiver filmando para não desestabilizar muito. Isso irá agregar bastante ao seu conteúdo.

Áudio

Apesar de muitos não darem a devida atenção, o áudio é algo muito importante nos vídeos. Um áudio ruim, muitas vezes, é pior do que uma imagem ruim. Por isso, atenção aqui.

Você precisa testar como é a gravação de áudio do seu celular. Infelizmente muitos deles deixam a gravação abafada ou distante. Se esse não for o seu caso e a sua gravação ficar boa, ótimo!

Agora, se for o seu caso, então você precisa buscar por alternativas.

Se o seu celular veio com fone de ouvido com microfone, seus problemas podem ter acabado. Esses microfones muitas vezes têm uma boa qualidade e só pelo fato que você irá deixá-lo próximo à sua boca, o áudio já é infinitamente melhor do que do celular.

Se você não tem esse fone então talvez você precise ir atrás de um. Não é difícil encontrar esses tipos de fones (com microfone) em bancas ou lojinhas.

Como disse, só pelo fato do microfone estar mais perto de você a qualidade já é superior.

Aprenda a gravar vídeo do celular de forma profissional

Então, basta passar o fio por baixo da roupa (para não aparecer no vídeo) e deixar o microfone o mais próximo possível de você. A qualidade já será superior.

Conclusão

Agora, é só seguir essas dicas, limpar as lentes da sua câmera e começar a gravar. Você tem iluminação, estabilização e áudio.

Como disse, como equipamentos profissionais o resultado será superior, sem dúvidas. Mas se você seguir essas dicas, já vai conseguir um resultado bem legal. E isso já é suficiente, principalmente se você estiver começando seu canal no YouTube ou perfil.

Aos poucos, conforme você for tendo resultado, aí vai comprando equipamentos mais profissionais e mudando a sua estrutura. Vá aos poucos, não precisa ter todos os equipamentos logo de cara: comece a gravar vídeo do celular mesmo.

E o que você achou dessas dicas? Tem mais alguma? Comenta aí que vou ler tudo.

E até a próxima.

Junte-se ao grupo VIP Informe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos com prioridade
100% livre de spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!