O marketing digital é um ramo que surgiu na internet que está permitindo novos negócios, ganhar dinheiro e visibilidade online. E, assim como a internet, vem evoluindo e se transformando ano após ano.

Marketing digital: o que é e como aplicar na prática

Novas necessidades e soluções são criadas, e com milhões de pessoas conectadas no mundo todo, o marketing digital vem se destacando, e transformando a vida de milhares de empresários e empreendedores.

Se você não tem uma ideia do que é, ou quer saber com mais profundidade sobre o assunto, confira o que tenho a lhe passar neste artigo.

O que é marketing digital?

Vamos destrinchar este conceito analisando as duas palavras que o compõe, para que você possa ter de início, uma visão simples e direta do assunto.
Marketing é um verbo em inglês, derivado da palavra market (mercado).

Estendendo ainda mais sobre essa palavra, você provavelmente já ouviu a expressão “saber vender o seu peixe”. Então, você pode ter a definição de marketing como sendo “a arte de direcionar (ou vender) soluções adequadas para necessidades específicas“.

Para ficar mais fácil, pense em um mercado bem antigo, onde clientes e mercadores se encontravam e negociavam diversas coisas ao mesmo tempo. Nesse local, você tem muitas pessoas com objetivos diferentes, mas que se reúnem naquele espaço para cumpri-los, comprando ou vendendo alguma coisa.

Agora, pense comigo: onde você pode encontrar estas pessoas de uma forma fácil e rápida nos dias atuais? Com certeza, você deve ter pensando na internet. E é exatamente nessa parte em que chegamos a definir marketing digital.

O que é marketing digital?

Marketing digital é o processo em que as pessoas em um determinado grupo se encontram para oferecer e comprar soluções para diversas necessidades. E elas fazem isso através dos meios digitais.

Algumas pessoas gostam de vender a ideia que o marketing digital é um campo onde é fácil e rápido ganhar dinheiro. E isso não é verdade, em alguns casos pode até ser rápido, mas fácil com certeza não será. Já escrevi um artigo sobre como ganhar dinheiro rápido (mas não será fácil).

Passos do marketing digital

Mas provavelmente você quer saber como começar no marketing digital, certo? Então vou te acompanhar em alguns passos, vamos lá…

Analise o que disse Philip Kotler, considerado por muitos o pai do marketing:

Marketing é o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.

Veja bem que, no início da frase, é mencionado o termo “processo social”. E o que te vem à mente quando pensa nesse trecho? Se por acaso for mídias sociais, então você está no caminho certo.

Mas não pense que somente elas são o meio pelo qual é possível se fazer marketing digital. Existem diversos outros canais como:

  • Blogs
  • Sites
  • E-mail
  • Aplicativos
  • Vídeos

Tudo o que gera interação social entre as pessoas por meio da internet pode ser considerado um campo em potencial para desempenhar estratégias e planos de marketing digital.

Nicho

São diversos tipos de necessidades e desejos que as pessoas procuram satisfazer, e que podem encontrar na internet. O primeiro passo é você encontrar um nicho específico, mas que tenha um público disposto a pagar por uma oferta irresistível que você possui (guarde bem isto).

Se está em dúvida com relação ao nicho, veja alguns exemplos que você pode levar em consideração ao planejar sua estratégia:

  • Saúde, em especial sobre emagrecimento e alimentação saudável
  • Finanças e empreendedorismo
  • Relacionamentos
  • Hobbies como música ou esporte
Nicho no marketing digital

A partir do momento que você escolhe um nicho que tenha um público significativo interessado, é hora de escolher algo que você possa vender, e que seja uma oferta irresistível, e oferecer para as pessoas que possivelmente serão seus clientes.

Oferta irresistível

Continuando a analisar a frase de Kotler e pensando no marketing digital, é citado que dentro do processo social, as pessoas satisfazem seus desejos e necessidades através de produtos e serviços. E atualmente, grande parte das pessoas compram tudo o que precisam através dos meios digitais.

E não falo somente de produtos físicos, apesar de terem uma demanda considerável por parte dos usuários. Uma grande parcela das pessoas que estão conectadas consome infoprodutos, que nada mais são que formatos digitais de livros, treinamentos, cursos e serviços, e que podem ser acessados a qualquer hora, e em qualquer lugar.

Aí neste caso, você tem duas opções:

  • Produzir por meio de e-book ou treinamento algo que você tem conhecimento e possa vender para outros. Aqui você estaria atuando como um produtor
  • Encontrar um infoproduto ou serviço que também atenda às necessidades de seus clientes, ganhando uma comissão para cada venda realizada. Neste caso, você estaria sendo um afiliado

Qual dos dois é melhor? Eu particularmente acredito que ambos tenham suas vantagens e desvantagens. O ideal é que você consiga ser tanto produtor quanto afiliado, pois assim, amplia suas chances de ter bons resultados trabalhando com marketing digital.

Ser afiliado é a opção mais rápida e fácil de começar. E você pode encontrar bons infoprodutos para divulgar em plataformas como a Hotmart, Monetizze ou Eduzz.

Audiência

Esse talvez seja um dos pilares mais importantes para se ter bons resultados no marketing digital. Para que as pessoas tenham acesso a sua oferta irresistível, é preciso que elas te conheçam e venham até você.

Em outras palavras, será preciso que você atraia as pessoas para seu site, blog, canal, páginas de redes sociais e assim por diante. E isso é feito produzindo conteúdo de valor, gratuito e que venha a ajudar seus possíveis clientes em uma dor ou desejo que eles possuem.

Audiência

Tome por exemplo este artigo que você está lendo. Com certeza, se você não sabia ou tinha uma ideia vaga sobre o que é marketing digital.

E tenho certeza que, após a leitura, saberá muito mais sobre o assunto e vai querer aprender mais, e até mesmo, adquirir um curso acessível para aprender mais e utilizar as estratégias para ganhar dinheiro on-line.

E quando se fala de conteúdo, não se restringe apenas a artigos. Você pode fazer posts para o Facebook, Instagram e outras redes sociais com artes e fotos que chamem a atenção do seu público, e que contenha algo relevante.

Por falar em cursos e em aprender, tenho algumas sugestões de conteúdos gratuitos para você:

E, se você quiser, te convido a conhecer o Alex Vargas e seu curso. Ele é uma das maiores autoridades em marketing digital no país. O curso dele tem mais de 100 mil alunos, eu sou um deles e você pode ser também! Acesse aqui e conheça o conteúdo dele (são mais de 400 aulas e 18 bônus).

Conclusão

Marketing digital é um assunto extremamente extenso, e que pode parecer intimidador para quem não sabe ao certo como é. Mas você pode ter uma boa noção aqui de como ele funciona neste artigo.

Não se esqueça que, para que seja bem feito, é necessário que você siga três passos:

  • Defina e trabalhe com um nicho em que exista pessoas interessadas
  • Encontre uma oferta irresistível, que você mesmo pode desenvolver ou poderá encontrar boas ofertas em plataformas especializadas
  • Crie audiência no canal da sua escolha (blog, site, redes sociais) e abasteça-a com conteúdo relevante, e que chame a atenção dos seus futuros clientes.

Quando começar? Agora é o momento ideal. E você pode fazer isso usando seu próprio celular. Confira neste artigo, inclusive, como você pode trabalhar em marketing digital, usando o seu aparelho smartphone.

Deixe nos comentários quais seriam suas estratégias e nichos que você acredita serem interessantes para se trabalhar com marketing digital. E a gente se vê no próximo artigo. Até mais!

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