3 formas de ganhar dinheiro no YouTube sem investir nada

A vida de youtuber pode ser muito atraente para muitas pessoas. Apesar de não ser fácil, é possível sim ganhar (e muito) dinheiro com o YouTube. Juntei aqui 3 formas de fazer isso, além de dicas de como começar.

Foi-se o tempo em que o YouTube era uma plataforma nova que ainda estava criando a sua popularidade na internet.

Criado em fevereiro de 2005 como uma plataforma simples para a publicação de vídeos, o YouTube começou a sua trajetória de sucesso na internet.

Aos poucos, foi chamando cada vez mais a atenção de pessoas que queriam publicar o seu próprio conteúdo sem depender de outras mídias.

Em uma época em que a televisão ocupava o posto de mídia mais consumida pelas pessoas, o YouTube teve que conquistar o seu espaço dentro de um contexto onde a internet ainda estava dando os seus primeiros passos.

Muita coisa já tinha sido criada dentro desse ambiente digital, mas nem tudo era acessível para as pessoas. O YouTube deu um salto na sua popularidade quando grandes artistas da cultura pop começaram a usar a plataforma para publicar e divulgar os seus videoclipes.

Além disso, o acesso ao YouTube foi facilitado graças à popularização do acesso ao internet. O aumento da velocidade de download também auxiliou muito o crescimento da plataforma.

Então, venha comigo neste artigo e descubra por onde começar e como ganhar dinheiro com o YouTube.

3 passos para vender na internet

É possível ganhar dinheiro no YouTube?

Diante de tanta acessibilidade e evolução da plataforma, o YouTube começou a investir em publicidade.

Nesse processo, começou a estabelecer parcerias com pessoas e empresas que têm interesse em divulgar todo tipo de conteúdo na plataforma e, obviamente, pagar por isso.

A partir de então, tanto o site quanto os produtores de conteúdo dentro dele começaram a receber pelos anúncios visualizados.

É essa a principal forma com que as pessoas conseguem ganhar dinheiro no YouTube. Quando alguém publica um vídeo e as propagandas que aparecem nele são visualizadas, esta pessoa recebe por isso.

O valor total vai depender da quantidade de vezes em que os anúncios do vídeo foram visualizados. Portanto, é perfeitamente possível que uma pessoa consiga ganhar dinheiro com o YouTube. Quanto a isso, não há o que contestar.

Comece pelo começo

Ao contrário do que pensam algumas pessoas, você não precisa comprar câmeras, microfones e um computador super potente para começar o seu canal. Você pode começar com o seu celular mesmo.

É possível ganhar dinheiro no YouTube?

Atualmente, diferentes modelos de celulares têm câmeras de todo tipo. E mesmo que você não tenha a melhor qualidade de câmera do mercado, comece a gravar vídeos. Quem sabe a sua fonte de renda para comprar uma câmera melhor não venha do próprio YouTube?

Apesar disso, é fato que com algumas limitações de câmera, você precisa compensar isso com outras estratégias. Tais como gravar em um local bem iluminado e em momentos onde o ambiente seja livre de ruídos ou de outras pessoas para que não te atrapalhem a passar a sua mensagem.

Esse é apenas um esforço para que você tenha vídeos de qualidade mesmo quando não tem a melhor tecnologia disponível para uso.

Monetize seu canal

Para começar a ganhar dinheiro no YouTube, a primeira coisa que você precisa fazer é se inscrever no programa de parcerias do site. Nesse processo, você vai precisar configurar uma conta do AdSense.

Mas você não precisa se preocupar, esse é um processo que é feito dentro do próprio Studio de Criação do YouTube. E é bem simples e direto.

Para acessar essa parte da plataforma, você deve acessar o campo “Meu Canal” e logo depois, clicar em “Gerenciador de Vídeos”. Na área “Canal”, vá até “Ativar” e depois, clique no quadrado “Monetização”.

3 formas de ganhar dinheiro no YouTube sem investir nada

São esses os primeiros passos para tornar o seu canal pronto para receber monetização. Ou seja, lhe render dinheiro.

Pré-requisitos

Para começar a ganhar dinheiro no YouTube, você precisa ter, pelo menos, 1.000 inscritos no seu canal. É essa a quantidade mínima de inscritos que o YouTube exige para monetizar um canal dentro do site.

Monetize seu canalv

Além do número mínimo de 1.000 inscritos, o youtuber também precisa ter, ao menos, 4.000 horas de conteúdo assistido no período dos últimos 12 meses.

É muito importante também que o canal siga as diretrizes de conteúdo do YouTube. Um conjunto de regras que envolvem não usar o conteúdo de direitos autorais de terceiros, não publicar conteúdo sensível, entre outras normas que fazem parte da política do site.

Então, se esforce para aumentar o seu número de inscritos e para que os seus vídeos sejam de fato assistidos, e não somente clicados. Pois assim, você vai conseguir fazer com que o seu canal seja monetizado mais rápido.

Se usar as melhores estratégias, você não vai precisar esperar muito tempo para começar a ganhar dinheiro no YouTube.

Formas de ganhar dinheiro no YouTube

Visualizações

O pagamento por visualizações no YouTube começa a partir do momento em que você configura o seu canal para receber monetização. Este é um pagamento que é feito com moeda única. No caso, o dólar.

Ou seja, não importa o país em que o produtor de conteúdo esteja, os valores que ele recebe são todos calculados em dólar.

O pagamento pelas visualizações é chamado de Custo por Mil (CPM). O valor do CPM é diferente conforme o nicho que você atua. Ele pode ficar entre US$ 0,60 a US$ 5 a cada mil visualizações. Quanto melhor o seu CPM, mais você vai receber.

Para você ganhar dinheiro no YouTube por visualizações você deve trabalhar para ter uma boa visibilidade dentro da plataforma.

De nada adianta publicar um vídeo e ficar esperando que ele seja descoberto e visualizado.

O seu trabalho precisa ser de promoção do vídeo. Caso contrário, ele será apenas mais um dentre os milhares de vídeos que são publicados no YouTube todos os dias.

Formas de ganhar dinheiro no YouTube

Comece usando as suas redes sociais. Compartilhe o seu conteúdo com os seus amigos, com a sua família, com as pessoas que você conhece de uma forma geral. E peça para o vídeo ser compartilhado e divulgado por eles.

Se você tiver condições, crie campanhas de anúncios para os seus vídeos. Seja qual for a estratégia de divulgação que você vai usar, não fique parado. Afinal, publicar o vídeo é apenas o começo.

Quantas visualizações são necessárias?

Conforme já expliquei antes, o pagamento do YouTube é feito em dólar. A regra que o YouTube utiliza para pagar os produtores de conteúdo é a regra do Custo por Mil, o CPM.

Sendo assim, a cada 1.000 visualizações que um canal no YouTube recebe, o youtuber pode ganhar valores que variam. Não existe um valor fixo.

Alguns recebem centavos de dólar a cada mil visualizações enquanto outros chegam a receber de 4 a 5 dólares pela mesma quantidade de views que é tida como referência. Tudo depende do nicho.

Na moeda brasileira, esses valores convertidos podem oscilar entre 1 e 20 reais, a depender da cotação. Quando o dólar está mais caro, é certo que o produtor de conteúdo do Brasil vai receber mais, uma vez que a referência é a moeda americana, não a brasileira.

Conteúdo patrocinado

Uma outra opção interessante para ganhar dinheiro usando o YouTube é através de conteúdo patrocinado. Essa forma, porém, não depende só de você.

Quando você já tiver certa notoriedade no YouTube, empresas e pessoas podem te procurar para que você faça um conteúdo específico de interesse deles. Por esse conteúdo, você será pago.

Imagine que você fale sobre games e a Sony entre em contato com você para fazer um conteúdo exclusivo sobre o PlayStation 5. Vocês conversam, acertam o roteiro e o valor do conteúdo.

Assim que tudo estiver acertado, você publica o conteúdo e recebe o valor combinado. Note que neste caso, você não estará recebendo diretamente do YouTube o valor, mas está usando a plataforma como meio.

Divulgar produtos

De forma semelhante ao caso anterior, você pode usar o YouTube como meio de divulgação de produtos que você é afiliado. Nesse caso, você está usando a plataforma como meio e não receberá o valor diretamente do YouTube.

Aqui a ideia é que você faça um vídeo que em algum momento cite o produto que você divulga, então você inclui o seu link de afiliado para a pessoa adquiri-lo. Nisso, você receberá a comissão.

Uma alternativa também é criar um vídeo review sobre o produto, com isso você responde uma série de perguntas das pessoas que estão em dúvida de comprar ou não o produto.

Sua missão é convencer as pessoas a comprar o produto e, deixando o seu link de afiliado, você receberá a comissão se fizer a venda.

3 formas de ganhar dinheiro no YouTube sem investir nada

Marketing digital

Um ponto essencial para uma boa performance nesses tipos de vídeo é fazer um bom marketing para convencer as pessoas a comprar o produto. E comprar usando o seu link.

Eu já fiz um artigo onde explico tudo sobre marketing digital, acesse aqui. Além disso, confira esses outros conteúdos gratuitos que vão te ajudar muito nisso:

Agora, se você quiser dar um passo além, eu te recomendo o curso do Alex Vargas. Ele é o mais completo do mercado, com mais de 400 aulas e 18 bônus extras, tenho certeza que você vai se surpreender. Então acesse aqui, veja todos os detalhes, adquira agora e chegue no próximo nível.

Conclusão

Hoje em dia, o YouTube já se tornou a plataforma de trabalho para muitas pessoas.

Você pode ganhar dinheiro com as visualizações, com vídeos patrocinados ou com parcerias com marcas que são fechadas a partir do conteúdo.

A possibilidade de ter uma fonte de renda no YouTube existe. E já não é uma novidade há algum tempo.

O que você precisa fazer para começar, você já sabe. Então, o que mais você está esperando para começar a gravar vídeos e ter o próximo canal de sucesso da plataforma?

Todos os dias, novos conteúdos ganham destaque dentro do YouTube. Canais novos sempre estão sendo criados. O próximo pode ser o seu.

Junte-se ao grupo VIP Informe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos com prioridade
100% livre de spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Bruno Soares disse:

    Você acha que ainda é possivel ganhar dinheiro no youtube?
    Sinceramente eu vejo uma galera tentando e não
    conseguindo nada, estou na duvida se aposto no youtube ou
    não. Desde já agradeço pelo conteúdo!

    • Claro que sim. É verdade que muitos vão tentar e alguns não vão conseguir, mas a culpa não é da plataforma. Às vezes a pessoa não tem um assunto que chame a atenção, usou um formato não interessante, não conseguiu se expressar bem, e assim vai…

  2. Gabriela Santos disse:

    Obrigada pelo conteúdo. Estou criando um canal e precisava
    dessas dicas. Agora sei o que fazer. Bjos